sábado, 2 de abril de 2016

Sebinho - Roda da Leitura

Olá pessoal,

Hoje vou falar de um espaço cultural muito legal aqui em Brasília - o Sebinho, que fica na SCLN 406, Bloco C, loja 44 - que é um misto de livraria, café e restaurante, com vários eventos culturais, como lançamentos de livros e palestras!

Uma das iniciativas bacanas do lugar é a Roda da Leitura, um grupo de leitura que existe há dez anos e reúne interessados em leitura para discutir, mensalmente, livros previamente selecionados. Esse ano, foram escolhidos dez livros, que buscam aprofundar os conhecimentos sobre a temática árabe e judaica!

Confesso que me senti um pouco intimidada ao ver a lista de leitura, pois simplesmente não conhecia nenhum dos autores indicados... Mas me desafiei a participar da primeira reunião realizada no dia 19/03 e me senti muito bem acolhida pelos participantes do grupo, de variadas idades e profissões, todos com diferentes percepções e interpretações sobre a primeira obra escolhida para leitura.

O primeiro livro debatido foi o "Exodus", de Leon Uris, um clássico de 1958 que retrata o sofrimento suportado pelo povo judaico na sua luta para criação do Estado de Israel na Palestina. Foi uma leitura muito interessante aprender um pouco sobre o contexto histórico em que se deu a criação do estado israelense em 1948.

O que me atraiu nesse grupo foi o desafio de ler, em um ano, dez livros escritos por autores de países diferentes e sobre uma temática tão rica e tão desconhecida, que é a história dos povos judeus e árabes! Também gostei da ideia de me aprofundar sobre temas que volta e meia aparecem na mídia, como o conflito do Oriente Médio e a questão dos refugiados, a partir de diversos pontos de vista, além de ter a oportunidade de conhecer novas pessoas!

Em tempos tão complexos, se desafiar a ler e refletir, buscar saber mais sobre as grandes questões que afligem nosso mundo, é um grande desafio!

Pra quem mora em Brasília e se sentiu com vontade de participar, segue abaixo a lista de livros que serão discutidos esse ano!

Beijos!

Lista de livros - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )