terça-feira, 4 de outubro de 2016

Como pensar o mundo a partir de uma perspectiva diferente - aprenda um idioma novo!

Olá pessoal!

Ultimamente tenho me dedicado a aprender um novo idioma - o holandês! Depois de muitos anos escutando meus avós, minha mãe, meus tios e primos falando, finalmente resolvi aprender!

Moinho de vento na região da Frísia - Holanda

Dizem que depois de aprender o primeiro idioma estrangeiro, fica mais fácil aprender os próximos.. No meu caso, saber inglês por enquanto tem me ajudado bastante a confundir a pronúncia e a escrita das palavras... rs

O mais interessante é perceber como certos traços culturais se revelam através da língua. Os holandeses têm  a fama de ser um povo bastante "pão-duro", o que talvez possa ser explicado pelas dificuldades enfrentadas com escassez de comida durante a II Guerra Mundial. Qual não foi a surpresa, durante uma das minhas primeiras lições do idioma batavo, descobrir que ao invés de perguntar "Quanto custa isto?", os holandeses perguntam "Hoe duur is dat?", que equivale a "Quão caro é isso?"? Seria mais ou menos como usar a frase, em inglês, "How expensive is it?" e não o neutro "How much is it?"

Outra coisa muito legal é aprender a consultar o relógio e dizer as horas em holandês. Você deve estar pensando - já sei, basta aprender os números e dizer as horas, não é? Nada disso, na Holanda para saber se você está atrasado ou não para algum compromisso, tem que ser bom em matemática!

Explico - os holandeses não leem o relógio, eles fazem cálculos de quanto tempo falta para completar a hora seguinte: assim, por exemplo, 09:30h da manhã não se diz nove e meia, e sim meia hora para dez! Parece fácil, mas pense que você precisa lembrar dos números em outro idioma e lembrar que se está falando sempre da hora seguinte! Senão você corre o risco de achar que half tien é dez e meia, não nove e meia!

Algumas coisas lembram o alemão, como juntar palavras já conhecidas para formar um novo conceito. assim por exemplo polvo é o peixe que solta tinta = inktvis; a batata é a maçã da terra = artappel, e assim por diante...

O grande desafio, ao se propor a aprender um novo idioma, é juntar cada pedacinho de informação nova e montar um quebra-cabeça de como aquela língua funciona na prática. Pra isso, é preciso vencer a vergonha de falar errado, de soar ridículo em outro idioma, de misturar as palavras, e praticar!

Eu ainda estou muito no começo, então ainda não me aventurei a praticar com meus parentes que falam holandês! Mas eu chego lá!

Para quem se interessou sobre o idioma, existe muito material interessante na rede para ajudar qualquer autodidata a se aventurar no holandês! Indico o site Dutch Grammar  para quem quiser aprender gramática e o site Future Learn, que oferece cursos online gratuitos sobre uma infinidade de assuntos, inclusive holandês! 

E  para deixar um gostinho de quero mais, o vídeo abaixo ensina a contar de 1 a 100 em holandês, de um jeito bem divertido!

Tot ziens!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )