domingo, 7 de fevereiro de 2016

Exposição ComCiência - CCBB

Olá pessoal!

Hoje vou trazer mais uma dica de programa cultural para quem está passando o feriado em Brasília e não é muito fã dos festejos do rei Momo! 


A dica da vez é a exposição Comciência, da artista australiana Patricia Piccinini, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). A exposição começou sua temporada no dia 21 de janeiro e permanece na cidade até 04 de abril. A entrada é franca e a visitação é de 9:00h às 21:00h, todos os dias da semana, com exceção de terça-feira, quando o CCBB fica fechado.



Tive a oportunidade de conferir a mostra no primeiro final de semana de exposição, cheguei logo pela manhã, antes da abertura, para evitar filas, e consegui ver todas as três salas com calma e registrar todas as obras! As fotos são permitidas, porém sem flash

Estava bastante ansiosa para conferir essa exposição, devido ao realismo das obras, porém saí com uma sensação bastante agridoce após vê-las. 

A ideia da artista é provocar uma reflexão/inquietação sobre os limites da evolução científica e tecnológica da humanidade, que tem levado à "humanização das máquinas" e a "coisificação dos homens.



Também busca questionar o nosso olhar diante daquilo que é diferente e/ou repugnante. Lido com a inocência de uma criança, que aceita sem questionar? 


Ou me sinto impelida a me afastar, por que não me reconheço naquilo que vejo?



A obra da artista é instigante e visceral, provoca até mesmo reações físicas de desconforto, porque provoca questionamentos que não são fáceis de responder, como por exemplo, quais os limites da manipulação genética? Estamos preparados para enfrentar as suas consequências?  

Ao final, saí convencida de que a empatia, a ternura e a inclusão são umas das principais virtudes da humanidade, que devem ser resgatadas e trabalhadas no dia-a-dia, e que reconhecer a importância dessas virtudes é o primeiro passo para efetivamente praticá-las nas nossas vidas.



E vocês, já foram conferir a exposição? O que acharam?
Beijos da Stef : ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )