sábado, 26 de março de 2016

O poder da gratidão (ou como podemos mudar nossa realidade para melhor)

Olá pessoal,

Um dos meus filmes favoritos é o filme "A corrente do bem", lançado em 2000, alguém já assistiu? 

O filme conta a história de um menino chamado Trevor (Haley Joel Osment), que é desafiado pelo seu professor Eugene Simonet (Kevin Spacey) a fazer uma boa ação para três pessoas desconhecidas, com a única condição de que cada um dos beneficiados se comprometesse também a fazer uma boa ação para outros três estranhos, e assim por diante, numa verdadeira "corrente do bem"!  Na história, o que começou como um simples jogo escolar (pay it forward) toma proporções inesperadas e transforma a vida de várias pessoas, numa sucessão surpreendente de acontecimentos!

Trevor e a "corrente do bem"

Eu gosto muito desse filme porque ele fala do poder que cada pessoa possui de transformar a realidade à sua volta a partir de ações pequenas, que à primeira vista parecem insignificantes, mas que contribuem para criar uma espiral de positividade que afeta a todos. Ora, no filme, ao fazer uma boa ação para um estranho, Trevor fez com que aquela pessoa se sentisse melhor consigo mesma e fosse impelida a retribuir para outro desconhecido que, por sua vez, também foi contagiado por essa onda de positividade e agiu de forma positiva com mais alguém, e assim sucessivamente...

Essa ideia está presente nos estudos da Psicologia Positiva que mencionei no meu post Espresso com chantilly: Saindo da crise, que fala sobre o efeito contagioso das emoções positivas, as quais ampliam a percepção do indivíduo, o levam a pensar de forma mais flexível e a vislumbrar novas possibilidades de ação. Quem se sente bem consigo mesmo tende a fazer mais boas ações para quem está ao seu redor, num círculo virtuoso!

No filme, o desafio é fazer o bem para pessoas desconhecidas, o que teve um enorme impacto na vida daquelas pessoas! Agora imagine, caro leitor, o efeito que isso poderia ter nas nossas relações cotidianas com nossa família, amigos, colegas de trabalho, prestadores de serviço?

Pequenas ações como desejar "bom dia" para a zeladora do prédio, oferecer uma carona a um colega que utiliza o transporte público, convidar um amigo para almoçar e pagar a conta, lavar a louça antes de seu parceiro (a) pedir, se oferecer para cuidar do animal de estimação de um parente que vai viajar, visitar seus avós e passar um tempo de qualidade com eles, escutando com atenção as histórias de antigamente... as possibilidades são inúmeras!

Desafio você, meu querido leitor, a fazer uma boa ação para alguém que faz parte da sua vida e me contar o resultado! Como aquela pessoa reagiu? E você, como se sentiu? Houve alguma mudança significativa nos seus sentimentos nos dias seguintes à sua boa ação?

Eu acredito, de coração, que todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos! Então, vamos fazer a nossa parte e agir de maneira mais positiva com todos a nosso redor, para criar uma "corrente do bem" e transformar a nossa realidade!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )