sábado, 23 de abril de 2016

Daniel Briand - Le café plus parisien à Brasília!

Olá pessoal!

Hoje vou falar do Daniel Briand, o café mais charmoso de Brasília que te transporta diretamente para Paris! Aberto em 1995, o café fica na 104 norte, de frente para uma área verde, com mesinhas delicadamente decoradas com vasinhos de astromélias e árvores iluminadas ao anoitecer.

Um dos meus pedidos favoritos nesse café é uma deliciosa fatia de Torta Opera acompanhada por um espresso adoçado com chantilly! Para quem ainda não conhece, a torta Opera é um clássico da patisserie francesa, criada em meados dos anos 50. Composta por finas camadas feitas de biscoitos Joconde embebidos em calda de café, de creme de manteiga e de ganache de chocolate, a torta possui um equilíbrio de sabores, doce na medida certa, como manda a tradição francesa...


A paternidade da iguaria é disputada por dois expoentes da confeitaria francesa. Há quem diga que o doce foi criado em 1955 por Cyriaque Gavillon, proprietário da famosa Dalloyau, uma das confeitarias mais tradicionais da França. Outros alegam que seu criador seria o renomado chef Gaston Lenotre, que a teria inventado em 1960. 

De acordo com o blog FranceFeel, as explicações para o nome da torta também variam. As cores seriam uma homenagem à luxuosa Opera Garnier em Paris; ou ainda cada camada representaria um dos atos de um espetáculo de ópera.  

Independente da origem, o que importa é que o doce é delicioso e companheiro ideal de uma xícara de café, para adoçar uma tarde preguiçosa em Brasília! 

O Daniel Briand também possui inúmeras opções para os amantes da culinária francesa, como croissants, quiches, macarons...  Além do esmero no preparo, o que mais me encanta no lugar é a atmosfera francesa! E vocês, queridos leitores, já conhecem o lugar?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )