sábado, 16 de abril de 2016

Goiás Velho - para quem gosta de história e poesia!

Olá pessoal,

Hoje vou falar de umas das jóias do cerrado que tive a oportunidade de conhecer morando aqui em Brasília - a charmosa cidade de Goiás Velho, localizada a cerca de 320 km da capital federal! 

A cidade, que possuía o status de capital do Estado de Goiás até meados dos anos 30, foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial no ano de 2001, graças à sua arquitetura barroca preservada e às tradições culturais seculares, como a Procissão do Fogaréu, que ocorre há mais de duzentos anos na Semana Santa. 

Além da história preservada, a cidade de Goiás Velho encontra-se num belíssimo vale, rodeada por morros e pela Serra Dourada, além de ser cortada  por vários rios, com destaque para o Rio Vermelho, afluente do Rio Araguaia, que passa ao lado da casa da famosa poetisa Cora Coralina, que foi uma das habitantes mais ilustres de Goiás Velho.

Rio Vermelho

Para quem gosta de história, passear pelas ruelas da cidade, prestar atenção nas fachadas e visitar os museus é um programa imperdível! Recomendo visitar o Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja da Boa Morte, e o Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo estadual.

Palácio Conde dos Arcos

As igrejas são um capítulo à parte, com destaque para a imponente Igreja do Rosário, localizada ao lado do antigo Fórum da Cidade, cuja torre se destaca na paisagem da cidade. A vista é particularmente bonita da sacada do hotel Casa da Ponte, que fica a poucos passos do centro histórico!

Casa da Cora Coralina e Igreja do Rosário ao fundo

A visita à Casa da Cora Coralina impressiona pela simplicidade dos aposentos e pela vida fantástica vivida pela poetisa, que apesar de suas dificuldades econômicas e familiares, nunca deixou de se impressionar com a beleza do seu próprio cotidiano! O que mais me tocou foi o fato de o primeiro livro de Cora Coralina - Poemas dos becos de Goiás e Estórias Mais -  ter sido publicado em 1965, quando ela já contava com 76 anos de idade! Até sua morte, aos 95 anos de idade, Cora publicou nove livros!

A culinária regional também é um capítulo à parte, bastante simples mas saborosa. Uma boa pedida é conhecer o famoso empadão goiano, que mistura frango, linguiça, milho, pequi (fruta típica do cerrado), guariroba (uma espécie de palmito) e queijo. Para finalizar, doces de frutas cristalizadas, que você encontra em várias banquinhas no centro histórico!

Goiás Velho é um destino a ser saboreado sem pressa, sempre com olhos bem abertos para a beleza que existe na simplicidade e no recomeçar!

Beijos!

"Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre. 
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. 
Recomeça. "

Trecho do poema "Aninha e suas pedras" - Cora Coralina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )