sábado, 9 de abril de 2016

Meditação da atenção plena (mindfulness)

Olá pessoal!

Hoje vou me aventurar a falar de um assunto muito em voga atualmente - a meditação da atenção plena ou mindfulness - uma técnica de meditação voltada a aumentar a percepção da respiração e das sensações corporais, controlar o fluxo dos pensamentos e focar no presente.



A técnica auxilia na redução do stress e da ansiedade, aumenta a paz de espírito e ajuda no combate a doenças. Estudos científicos  realizados na Holanda e nos Estados Unidos demonstram que a prática contribui positivamente no tratamento de doenças dermatológicas como a psoríase, diminui a compulsão alimentar e melhora a memória de praticantes idosos!

E como inserir essa prática no dia-a-dia? A meditação não exige nenhuma roupa ou posição específicas, nem horas dedicadas à prática em um local inalcançável. A proposta é simplesmente fechar os olhos, prestar atenção na respiração e nas sensações de cada parte do corpo, e esvaziar a mente. É impressionante como é difícil controlar nossos pensamentos! No início, até o fato de estar tentando controlar a respiração leva a diversos pensamentos!

De fato, estamos acostumados a viver sempre com a cabeça naquilo que já aconteceu (passado) ou antecipando coisas que ainda irão acontecer (futuro), e raramente focamos nossa atenção e energia no agora. Esse constante ir e vir da mente desperdiça energia e impede que aproveitemos o presente! Já falei um pouco sobre esse assunto aqui no blog, no post Vivendo no presente.

Ao dedicar poucos minutos por dia à prática da meditação, aprendemos a direcionar nossos pensamentos para o momento presente e ganhamos tranquilidade e serenidade para enfrentar os desafios do cotidiano. 

Já existem vários aplicativos para quem deseja iniciar a prática da meditação de uma forma bem despretensiosa; um deles é o Headspace, que é gratuito e propõe um programa de dez práticas diárias para começar! Eu já testei e é incrível como parar para respirar e esvaziar a mente traz benefícios imediatos, logo na primeira tentativa!

Em Brasília, existem várias entidades que oferecem cursos para iniciantes na prática da meditação, como a Sociedade Vipassana, que oferece um treinamento em meditação da atenção plena, e a Sociedade Brahma Kumaris!

E, vocês queridos leitores, já tiveram alguma experiência com a meditação? Que práticas utilizam para manter a mente mais serena no dia-a-dia?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )