terça-feira, 8 de novembro de 2016

Vamos nos conectar?

Olá pessoal!

Esses dias estava de bobeira em casa e resolvi assistir ao filme Os desconectados, disponível no Netflix, alguém já viu?

É um filme norte-americano lançado em 2013, que aborda os efeitos negativos da comunicação impessoal por meio da Internet e dos aplicativos nas relações familiares, amorosas e sociais. 

O filme conta três histórias que correm paralelamente: a de uma família desestruturada que sofre os efeitos de um ato desesperado cometido pelo seu filho adolescente em razão da divulgação de uma foto íntima por seus colegas de escola; um casal que sofre o luto pela perda do filho bebê e para suportá-lo, passa a frequentar salas de bate-papo e jogos online, e acaba sofrendo um golpe financeiro; e uma repórter que, em busca de fama, acaba se envolvendo com um adolescente que ganha a vida com vídeos eróticos online. 

O filme é pesado, um pouco na linha do filme Traffic, dirigido por Steven Soderbergh, que mostra como a questão das drogas destrói vários relacionamentos. Faz refletir como a comunicação entre as pessoas nos dias atuais, embora seja tão veloz, seja tão difícil. 

No início do filme, o que mais se vê nas cenas são os personagens com o rosto iluminado pela luz das telas do celular, do tablet, do notebook, totalmente isolados do que está ocorrendo naquele momento à sua volta, seja na mesa de jantar com a família ou durante o almoço no refeitório da escola. 

A tecnologia é paradoxal, pois nunca estivemos tão conectados e ao mesmo tempo tão isolados das pessoas que fazem parte da nossa vida... Acho que todo mundo já saiu para almoçar ou jantar em um restaurante e percebeu um casal que não conversa enquanto espera pelo prato pois prefere teclar no celular, ou uma família que se senta na mesma mesa e conversa com mil pessoas, menos aquelas sentadas à sua frente!

Estamos tão viciados em informação rápida, memes, checkins, curtidas e selfies, que não sabemos mais simplesmente relaxar, aproveitar o momento e simplesmente conversar com as pessoas que nos rodeiam, nossa família, nossos amigos, nossos amores...  Porque conversar ao vivo envolve lidar com o olhar da outra pessoa e suas emoções, e nossas próprias reações a esse contato, não é mesmo?

Achei essa charge genial, retirada do site tugentelatina.com
Dá trabalho conversar de verdade, se interessar genuinamente pelo outro e escutá-lo! Mas me parece, pelo que o  filme expõe de forma tão realista, que isso nunca foi tão necessário nos dias de hoje...

Por isso, vamos nos desafiar? Da próxima vez que sentarmos com alguém, para almoçar ou tomar um café, vamos deixar o celular no silencioso ou dentro da bolsa? Depois me conte como foi!

Beijos!

Stefi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )