segunda-feira, 29 de maio de 2017

Embrace - Aceite seu corpo como ele é!!

Olá pessoal,

Depois de um longo tempo sem postar, estou de volta! Hoje vou falar sobre um documentário inspirador disponível no Netflix chamado "Embrace", produzido pela ativista australiana Taryn Brumfitt, a partir de uma campanha de financiamento coletivo.



A Taryn ficou mundialmente famosa da noite para o dia após postar uma foto de antes/depois do seu corpo e sua jornada pela aceitação do seu próprio corpo, após ter três filhos. Se você costuma ler revistas femininas, certamente se lembra dessa imagem:
Na imagem de antes, Taryn participava de um concurso de fisiculturismo na Austrália, com o melhor corpo de sua vida, arduamente conquistado após a terceira gestação com dieta e exercícios rigorosos. No documentário ela narra como, apesar de estar com o corpo supostamente perfeito, não se sentia feliz e ainda, percebeu que as demais concorrentes continuavam bastante críticas com seus próprios corpos! Na imagem de depois, ela simboliza sua aceitação com o próprio corpo, com todas as suas marcas!

A partir da publicação da imagem, ela passou a receber milhares de mensagens de pessoas ao redor do mundo que também passavam por suas próprias jornadas para se aceitarem do jeito como são. E Taryn percebeu como esse problema da importância exagerada dada para a aparência afetava as pessoas ao redor do planeta, especialmente as mulheres.

Motivada em descobrir os motivos pelos quais as mulheres têm tanta dificuldade para se aceitarem como são, ela se lançou em uma viagem pelo mundo para conhecer pessoas com diferentes histórias de autoaceitação. As pessoas que ela conhece são inspiradoras, e cada uma a seu jeito aprendeu a se valorizar do jeito que é.

Um dos alertas feitos pelo documentário é a respeito de como as mulheres são estimuladas desde pequenas a cuidarem da aparência para serem bonitas e serem elogiadas por isso. Uma forma de reduzir essa importância exagerada à aparência é elogiar as garotas desde pequenas por suas conquistas e ações, mais do que por sua beleza. 

Em tempo - o documentário não reduz a importância de cuidar da saúde e de se sentir bem. Ele sugere uma mudança de foco - não devemos obcecar com a perfeição de nossa aparência, mas sim nos importamos com a capacidade do nosso corpo de viver de forma saudável, amorosa e feliz! 

Também adorei o uso positivo das redes sociais nesse caso - impressionante como uma foto publicada em rede social, com milhares de comentários, rendeu um documentário capaz de impactar ainda mais pessoas e fazer refletir sobre formas de pensamento arraigadas na nossa sociedade.

Vale a pena assistir e discutir com todos! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )