segunda-feira, 12 de junho de 2017

Fazendo acontecer! - Parte I

Olá pessoal!

Semana passada criei uma enquete na página do blog no Facebook para saber um pouquinho mais da opinião de vocês! Quem ainda não respondeu, é bem rapidinho, somente dois minutinhos para me ajudar a criar um blog mais interessante de ler e seguir! Obrigada a todos que já participaram!

Já na linha das respostas que foram dadas pelo pessoal que participou : ), hoje vou falar de um livro que há tempos estava querendo ler e que finalmente consegui após achá-lo na biblioteca solidária do meu trabalho - A arte de fazer acontecer: O método GTD - Getting Things Done, do escritor americano David Allen. 


Eu já conhecia um pouco do método a partir das minhas leituras do blog Vida Organizada, da Thais Godinho, que é super bacana e recomendo para quem gosta dessa temática de organização pessoal.

O livro apresenta um método simples para organização pessoal, que parte de duas premissas:
1) a mente humana é ótima para ser criativa a partir de cenários preestabelecidos, mas péssima para recordar de tudo que queremos lembrar no dia-a-dia;
2) e a existência de situações pendentes ou indefinidas, as quais o autor chama de "laços abertos", causa stress e confusão mental.

Mas o que seriam esses "laços abertos"? Seriam todos aqueles compromissos que você assume consigo mesmo ou com alguém, como por exemplo "Eu deveria malhar 3 vezes por semana"; "Preciso comprar o presente de aniversário do meu filho", "Gostaria de estudar francês um dia" etc., que ficam ocupando espaço mental enquanto não são atendidos ou resolvidos.

Para David Allen, essas pendências geram "ruído mental", pensamentos em excesso que não são traduzidos em ações efetivas, causando sentimentos de frustração e  de derrota.

No livro, Allen cita uma frase de Bill Raeder que ilustra bem essa situação: "O pensamento é inútil quando estimula a ação e é obstáculo quando a substitui." A saída estaria então em usar um método de organização que estimule a ação e reduza o pensamento desnecessário.

E o que o método GTD propõe para fomentar a ação? Te conto no próximo post!!

Beijos da Stefi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um espaço para trocar ideias e dicas, sempre com bom senso e moderação! ; )